Sumário

Autora

Mayara Camêlo

Compartilhar

Quer aprender 3 lições incríveis sobre Diabetes Mellitus?

Quer saber como é possível ter Diabetes e ainda assim ser feliz?

Então você precisa ler este artigo.

É possível ser feliz com diabetes!

Quando somos diagnosticados com diabetes, ficamos sem chão. Muitos diabéticos convivem com diversas restrições por estarem mal-informados sobre o assunto e desconhecerem o tratamento.

Então devemos levar em consideração a informação e o cuidado através da alimentação saudável, prática de exercício físico e o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar.

Hiperglicemia? Alerta!

A hiperglicemia é uma situação caracterizada pela grande quantidade de açúcar circulante no sangue mesmo após horas da refeição, sendo possível verificar valores acima de 180 mg/dL de glicose circulantes várias vezes ao longo do dia, o que pode acontecer devido a quantidade insuficiente de insulina circulante no organismo ou ser consequência do sedentarismo, obesidade e alimentação inadequada, por exemplo.

Mas, quem disse que tem que ser assim?

Aqui vão 3 ensinamentos do bem viver com a Diabetes Mellitus:

 Lição 1 – Não faça as Dietas Radicais

Emagrecimentos milagrosos, na maioria em um curto prazo, são promessas das dietas da moda, como Atkins, Detox, Dukan, Paleolítica, entre outras. Cada uma tem uma característica, uma metodologia, mas ambas são muito restritivas e perigosas a todos nós diabéticos, sejamos tipo 1, tipo 2, pré-diabéticos.

Qualquer restrição alimentar, visando emagrecer sem o acompanhamento de um profissional especialista (nutricionista) não seria recomendado para ninguém e nos diabeticos a atitude se torna ainda mais arriscada! O Diabetes já faz o indivíduo seguir uma dieta, que deve ser balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes, alimentos integrais e proteínas magras.

O ideal é que ocorra uma mudança de hábitos alimentares gradual, que com o passar do tempo se torne permanente.

Lição 2- A Prática da Atividade Física regularmente

A atividade física traz inúmeros benefícios para os diabéticos. Sabe por quê?

A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina nas células do corpo. Isso significa que quando uma pessoa se exercita, é preciso menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

A prática de atividades físicas é benéfica e eficiente para o diabético, pois, além de auxiliar na regulação do controle dos níveis de glicose, promove a perda de peso, melhora a auto-estima, conduzindo ao bem-estar.

Mas não se esqueça de um ponto fundamental – Antes de iniciar a atividade física é preciso avaliar junto a profissionais especializados, o potencial e as condições físicas do corpo.

Lição 3 – Equipe multidisciplinar

Não despreze o apoio de profissionais que poderão ajudar no controle desta doença que requer muitos cuidados. É importante que toda a atitude a ser tomada esteja com base na orientação médica.

Aproveite toda orientação profissional e tratamento que podem ajudar na construção de novos hábitos e estilos de vida. Obtenha assim um poderoso aliado na luta contra o Diabetes Mellitus e viva bem!

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com