Menos conhecido, o diabetes tipo LADA (diabetes latente autoimune do adulto) atinge 2% da população e ocorre geralmente em adultos. Esse tipo de diabetes se caracteriza por uma agressão ao sistema imunológico que destrói as células Beta, responsáveis pela produção de insulina em nosso corpo.

diabetes latente autoimune do adulto
Esse processo ocorre de maneira bem mais lenta que no diabetes tipo 1, o que permite controlar a glicemia com medicamentos orais por mais tempo.

Em comum com o diabetes tipo 2, o tratamento do Lada também tem início com medicamentos orais, mas a necessidade de passar para insulina pode ocorrer mais rapidamente do que no tipo 2.

O perfil das pessoas que desenvolvem o diabetes tipo Lada também é diferente das que desenvolvem o tipo 2: são adultos jovens entre 25 e 40 anos, não apresentam sobrepeso nem hipertensão arterial.

Para confirmar o diagnóstico de diabetes tipo Lada, é necessário fazer um exame chamado anticorpos Anti-células Beta, Anti-GAD.

Tratamento da diabetes tipo LADA:

O objetivo primordial do tratamento no LADA é manter um controle glicêmico adequado com o menor risco de hipoglicemia possível, prevenindo as complicações da doença, como em qualquer tipo de diabetes.

No entanto, considerando-se que a preservação funcional das células-beta é uma meta cada vez mais valorizada e buscada no tratamento do diabetes e que pacientes com LADA, ou pelo menos muitos deles, são de alto risco para falência prematura dessas células, é bastante interessante avaliar o impacto dos tratamentos atualmente disponíveis sobre a história natural dessa condição.

Conclusão:

Em conclusão, o LADA compartilha características do DM1 e do DM2 clássicos, com heterogeneidade genotípica, fenotípica e quanto à perda da função das células-beta, e devem ser tratados com insulina como primeira escolha quando apresentam um agravamento do controle metabólico.

Saiba a diferença entre diabetes tipo LADA e diabetes tipo 2. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *