Qual a importância do exercício físico para os diabéticos?
O exercício físico apresenta melhor eficácia na redução de gordura corporal bem como no controle glicêmico, colesterol, melhoria da frequência cardíaca entre outros benefícios, tanto em indivíduos saudáveis como em diabéticos.
Um dos pilares do tratamento do diabetes é o impacto do combate ao sedentarismo, seja na melhora do controle glicêmico ou manejo de comorbidades, como excesso de peso, hipertensão arterial, dislipidemia, risco cardiovascular e sono, enfatizando a prevenção e o tratamento com a prática diária do exercício físico.
Benefícios dos exercícios para diabéticos
Dentre os benefícios em curto prazo, a prática diária de exercícios, age no aumento do consumo de glicose como substrato energético pelos músculos em atividade, esse efeito hipoglicemiante pode se prolongar por horas após a atividade.
O estímulo ao aumento da duração e intensidade da atividade física aumenta benefícios à preservação do desempenho das células beta-pancreáticas, evitando assim, complicações secundárias.
A dietoterapia associada a prática regular de atividade física visa o aumento de grãos, frutas, vegetais e a diminuição de gorduras saturadas, tornando-se essenciais para a prevenção/tratamento da diabetes e melhora na qualidade de vida, além de contribuírem para regulação da glicemia.
A junção de hábitos saudáveis (exercício físico + alimentação) resultam no tratamento mais eficaz da diabetes, uma vez que a individualidade preconiza esse perfil, obtendo um olhar diferenciado sob adequação de macronutrientes, com ênfase em carboidratos e proteínas, onde as necessidades de proteína variam de acordo com a intensidade do exercício físico, e especialmente nas pessoas com diabetes.
Quais os cuidados que os diabéticos devem ter?
O exercício físico necessita ser prescrito de modo individual para impedir riscos e otimizar benefícios.
O tipo de Diabetes Mellitus, a permanência e o comparecimento de complicações da doença irão definir o tipo, frequência, intensidade e duração do exercício, levando em consideração também, aspectos como: idade e grau de treinamento antecedente, para adesão dos benefícios.
Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com
Meu nome é Mayara Camelo, sou nutricionista graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS), diabética tipo 1 há 20 anos, usuária da bomba de insulina desde 2012, descomplico a contagem de carboidratos e atualmente trabalho com o público alvo de diabéticos.