Crianças e jovens com diabetes, assim como todas as crianças, passam boa parte do dia na escola, portanto a comunicação próxima e a cooperação do pessoal do estabelecimento são essenciais para o gerenciamento ideal do diabetes, a segurança e as oportunidades acadêmicas máximas.
O planejamento dos lanches deve considerar o total de gramas de carboidratos proposto para o horário, de acordo com o plano alimentar especificado previamente pelo nutricionista, e nos dias de educação física, pode ser necessário adicionar cotas de carboidratos extra (por exemplo, frutas) ao lanche, para evitar hipoglicemias após a atividade, lembrando sempre de levar uma garrafinha com água para evitar longos períodos sem se hidratar.
A escola deve estar atenta ao comportamento do aluno diabético no sentido de orientá-lo, garantir uma alimentação mais saudável e evitar que ele coma alimentos prejudiciais à saúde.
De olho nessa questão, a ADJ Diabetes Brasil disponibiliza um material online educativo chamado de programa Kids (Kids & Diabetes in Schools – Crianças e Diabetes nas Escolas); disponível com tradução. Você pode baixar escolhendo Português (BRASIL) para ter o conteúdo em português.
O projeto KIDS é um programa de educação projetado para os seguintes grupos-alvo:
- Professores (notas 1-9);
- Enfermeiras escolares e funcionários da escola;
- Alunos da escola (6 a 14 anos); Pais;
- Políticos e funcionários do governo.
O pacote de informações do KIDS é dividido em duas seções: a primeira seção é focada no diabetes tipo 1 e nas necessidades das crianças na escola, oferecendo tanto orientações para o manejo de crianças com diabetes quanto um plano de manejo de diabetes amostra.
A segunda seção é focada em diretrizes para um estilo de vida saudável para prevenir diabetes tipo 2.
Crianças e jovens com diabetes: Recomendações para realização de atividades extracurriculares
1-Ter o Kit de Diabetes adaptado para a atividade.
2-Saber aplicar insulina ou ter uma pessoa responsável treinada para realizar esta tarefa caso necessário.
3-Fazer testes de glicemia durante o dia para evitar hipoglicemia e hiperglicemia.
4-Ter água e alimentos com açúcar de absorção rápida para correção de alterações de glicemias.
5-Preparar lanche extra para uma situação emergencial.
Dica de Lanche para jovens com diabetes
Segue uma receita prática e saborosa, que pode ser utilizada como lanche:
Empada de Frango ( Rendimento 4 porções)
Ingredientes:
02 ovos
100g de farinha de amêndoas
04 colheres (sopa) de manteiga
Recheio a gosto (frango desfiado, carne moída com
queijo, brócolis, palmito)
Queijo muçarela para cobertura (opcional)
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes, em seguida coloque em forma de silicone e acrescente o queijo, levando ao forno pré aquecido de 180º C por 15-20 minutos.
Necessidade do aluno com diabetes
É muito importante que a escola ajude e colabore no tratamento do aluno com diabetes, assim o aluno se sentirá mais integrado e seguro no ambiente escolar.
Kit de diabetes para escola
Monitor de glicemia com tiras e lancetas, álcool para assepsia, recipiente para descarte do material, açúcar para a correção da hipoglicemia, lanches para situações que sejam necessários um reforço alimentar, insulinas, seringas e/ou canetas acompanhadas de agulhas e garrafa para água (hidratação diária).
Leitura complementar sobre crianças e diabetes na escola:
- Projeto Kids. https://www.idf.org/e-library/education/73-kids-diabetes-information-pack.html
- “Como lidar com o diabetes tipo 1 em ambiente escolar?” Sociedade Brasileira de Diabetes https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas/88-dra-andressa-heimbecher-soares/1251-como-lidar-com-o-diabetes-tipo-1-em-ambiente-escolar
- “Nosso aluno/a com diabetes”. Associação Diabetes Brasil – https://adj.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Aluno-com Diabetes.pdf
Meu nome é Mayara Camelo, sou nutricionista graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS), diabética tipo 1 há 20 anos, usuária da bomba de insulina desde 2012, descomplico a contagem de carboidratos e atualmente trabalho com o público alvo de diabéticos.