Manter a glicemia em níveis elevados por muito tempo pode desencadear no aparecimento das complicações crônicas do diabetes. Às complicações do diabetes incluem comprometimento dos olhos, rins, o coração e o sistema nervoso.
Nesse post conheça as 4 principais complicações do diabetes e o que o diabético pode fazer para evita-las.
1- Retinopatia Diabética
È a complicação do diabetes que atinge os olhos. Ela pode se apresentar de dois tipos:
Não proliferativa: é a forma inicial da doença. Detectada quando os vasos do fundo do fundo estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquidos da retina, chamada Macular Diabético.
Proliferativo: é diagnosticado quando os vasos da retina ou do verso óptico não conseguem trazer os nutrientes para o fundo do olho e por consequência há formação de vasos anormais que causam sangramento.
Exames de fundo de olho e retinografia são muito importantes, pois se a retinopatia for diagnosticada precocemente diminui o risco de perda de visão.
2- Nefropatia Diabética
É uma alteração nos vasos sanguíneos dos rins, que leva a perda de proteína através da urina, uma vez que o órgão perde a capacidade de filtrar as substâncias que são necessárias para o bom funcionamento do corpo (ex: albumina) das demais que devem ser eliminadas.
3-Cardiopatias
A insuficiência Cardíaca (IC) se dá quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo. Na maioria dos casos, acontece porque o músculo cardíaco responsável pela ação de bombeamento enfraquece ou endurece ao longo do tempo.
4- Neuropatia Diabética
A neuropatia é a complicação do diabetes marcada por danos aos nervos, em especial nas extremidades dos membros inferiores (pés), causando insensibilidade e/ou deformidade.
Veja mais sobre os sintomas e tratamento da neuropatia.
Alterações nos vasos sanguíneos e no metabolismo podem causar danos aos nervos periféricos, e a glicemia alta reduz a capacidade de eliminar radicais livres e compromete o metabolismo de várias células, principalmente dos neurônios.
O que o diabético pode começar a fazer para retardar ou evitar a progressão das complicações do diabetes mellitus:
1- Controlar sempre a glicemia com a ponta de dedo;
2- Manter hemoglobina glicada dentro do valor estabelecido pela equipe que o acompanha;
3- Controlar o peso;
4- Ter hábitos alimentares saudáveis com a inclusão de legumes, verduras e frutas na alimentação diária;
5- Fazer atividade física com frequência dentro do seu limite e orientado pela equipe médica.
Lembrando que na presença de alguma complicação decorrente do diabetes, existem diversos tratamentos disponíveis atualmente.
O importante é manter o gerenciamento adequado da glicemia e reduzir o risco de desenvolver uma complicação porque o diabetes é cercado de mitos, mas na verdade, os diabéticos podem levar uma vida perfeitamente tranquila, saudável e feliz.
Saiba mais sobre como você pode ter o melhor controle de sua glicose: Contagem de carboidratos
Saiba mais: Veja a relação do Coronavírus com as complicações do diabetes.
Meu nome é Mayara Camelo, sou nutricionista graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS), diabética tipo 1 há 20 anos, usuária da bomba de insulina desde 2012, descomplico a contagem de carboidratos e atualmente trabalho com o público alvo de diabéticos.