Sumário

Autora

Mayara Camêlo

Compartilhar

hemoglobina glicosilada

Você conhece a dosagem de hemoglobina glicada? Qual sua importância no tratamento do diabetes?

A dosagem da hemoglobina glicada, também chamada de hemoglobina glicosilada, hemoglobina A1c ou simplesmente HbA1c, é um exame de sangue muito utilizado para o acompanhamento dos diabéticos por ser uma forma eficaz de avaliar os níveis médios da glicose sanguínea nos últimos 3 ou 4 meses e independe do estado de jejum para sua determinação.

Imagine a seguinte situação: um diabético pouco aderente ao tratamento passou os últimos meses sem seguir a dieta e esteve tomando os medicamentos para o diabetes de forma irregular.

Nesse período, sua glicose esteve descontrolada, muito acima do nível desejável. Faltando uma semana para o exame, o diabético resolve, então, aderir à dieta e passa a tomar os medicamentos de forma correta. No dia de colher o sangue, sua glicose em jejum está controlada.

Se não existisse a hemoglobina glicada, e o médico utilizasse apenas o resultado da glicemia em jejum, ele poderia achar que o tratamento da diabetes do paciente está adequado, uma vez que a sua glicemia em jejum se encontra dentro da faixa desejada.

Porém, como a hemoglobina glicada representa a glicemia média nos últimos meses, é fácil para o médico identificar que, apesar da glicemia em jejum adequada no dia do exame, a glicemia esteve complemente descontrolada nos últimos meses.

Portanto, a hemoglobina glicada é o exame mais importante no acompanhamento do diabético, pois vai sinalizar se o tratamento proposto está sendo eficaz ou não.

Sendo assim, os valores da hemoglobina glicada são interpretados da seguinte forma:

  • 4,0 a 5,7% → Resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas.
  • Entre 5,7 e 6,5% → Resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.
  • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sem diagnóstico de diabetes → Resultado anormal, que indica diabetes.
  • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes diabéticos e em tratamento → resultado desejado, que indica controle adequado da glicemia.
  • Entre de 7,0% e 7,9% → Resultado anormal para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças.
  • Acima de 8,0% → Resultado anormal, que indica diabetes mal controlado.

*O valor de 7% foi definido como ideal porque a partir deste ponto as complicações do diabetes começam a se tornar mais frequentes.

O que fazer para baixar a hemoglobina glicada?

É necessário confirmar se o diabético tem sido aderente à dieta proposta e ao tratamento.

Se o diabético não segue um plano alimentar adequado, equilibrado, variado e não toma o medicamento e/ou insulina da forma correta, não há estratégia terapêutica que consiga controlar a hemoglobina glicada.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com