
A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional que os diabéticos utilizam para ajudar no tratamento, e atualmente existe aplicativos que auxiliam nessa estratégia.
Nem sempre a contagem é tão simples, porque o diabético pode se confundir com medidas, porção, mas a questão é que esse grupo de alimentos é o que mais influência no aumento de glicose no sangue.
Afinal, o que é contagem de carboidratos?
Contagem de Carboidratos a estratégia nutricional que auxiliar o tratamento do diabetes, em que a pessoa aplica uma quantidade de insulina rápida/ultra rápida para a quantidade de carboidratos que está consumindo.
Há diabéticos que também fazem Contagem de Gorduras e Proteínas, uma vez que esses nutrientes também se transformam em glicose no nosso organismo, só que de forma mais lenta que os carboidratos.
Conhecendo os Aplicativos:
1-FatSecret
O Fatsecret é um aplicativo de nutrição que serve para contar nutrientes em geral. Você informa qual alimento que está comendo e ele te dá a quantidade de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, calorias e fibras) que você está consumindo.
2- Gliconline
Com o Gliconline o diabético pode fazer um registro de glicemias e gerar relatórios para mostrar na consulta médica e nutricional.
3- Contagem de Carboidratos SBD
O aplicativo oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes é um contador de carboidratos muito utilizado e possui mais de 1300 alimentos cadastrados.
4-My Surg
O MySugr é uma outra opção de aplicativo para te ajudar a controlar o diabetes no dia a dia. Nele, você pode colocar dados de refeições, contar carboidratos, lembrar medicamentos e muito mais..
Pronto, agora contar os carboidratos ficou mais fácil com esses aplicativos que torna a vida com diabetes mais prática e auxilia na adesão ao tratamento.
Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com
Meu nome é Mayara Camelo, sou nutricionista graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS), diabética tipo 1 há 20 anos, usuária da bomba de insulina desde 2012, descomplico a contagem de carboidratos e atualmente trabalho com o público alvo de diabéticos.