Sumário

Autora

Mayara Camêlo

Compartilhar

Os produtos diet, light e zero costumam causar confusão na hora da compra. Muitos pensam que o alimento diet não tem açúcar e que o light não tem gordura, mas necessariamente não é verdade. Mas afinal, qual é o mais indicado para quem convive com diabetes?

Alimentos DIET

São alimentos usados para fins especiais e significa que o produto é isento de um determinado nutriente como açúcar, sódio, gordura entre outros.  Se você acha que os produtos diet ajudam a emagrecer, fique atento: nem todos têm redução na quantidade de calorias. O chocolate diet, por exemplo, tem praticamente as mesmas calorias que o chocolate normal.

Alimentos LIGHT

Apresenta redução de no mínimo 25% no valor energético ou no conteúdo de algum componente (açúcar, gordura, colesterol, sódio) em relação ao produto tradicional. São indicados para dietas de emagrecimento com baixo valor calórico.

Alimentos ZERO

Essa classificação é a que surgiu mais recentemente e deixou mais gente confusa. Os alimentos zero podem ser zero açúcar, zero gordura ou zero sal, além de apresentar redução de calorias. No entanto, quando for zero açúcar, é indicado para diabético.

Veja no esquema abaixo como fica mais fácil entender:

diferença light, diet e zero

Qual a melhor opção para um diabético?

Não existe a melhor opção para o diabético, porém é interessante analisar a informação nutricional e principalmente os ingredientes presentes nos alimentos. O açúcar por exemplo pode ter vários nomes como sacarose, glicose, dextrose, açúcar invertido, açúcar demerara ou mascavo.

Dica:

É preciso ter muita atenção, porque os produtos diet, light ou zero não significam sempre ausência de carboidratos no alimento.

Desembale menos e descasque mais! Quanto mais natural o alimento, melhor!

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com