low carbon

Uma dieta com baixo teor de carboidratos (dieta low carb) é definida como uma restrição de carboidrato menor que 130g/dia da ingestão calórica total.

A dieta low carb têm efeitos benéficos no controle glicêmico, na perda de peso e no perfil lipídico em comparação com dietas ricas em carboidratos e com baixo teor de gordura.

Alguns estudos indicaram melhora do controle glicêmico e da sensibilidade a insulina ao comparar dietas com baixa concentração de carboidratos, reforçando que dietas com baixo teor desse nutriente pode ser benéfica.

As diretrizes britânicas de diabetes de 2018 trazem que a adesão em longo prazo a uma dieta Low Carb é baixa. Em estudos randomizados publicados recentemente, foi observado o controle adequado entre 3 e 6 meses de dieta e perda de adesão após 12 e 24 meses.

Entretanto, também citam que durante o tratamento foi observada redução da necessidade de uso de medicamentos para diabetes.

Apesar dos resultados inconclusivos de diversos estudos, tem-se por consenso que a monitorização da quantidade de carboidratos das refeições é uma estratégia útil para melhorar os níveis glicêmicos pós-prandiais em diabéticos.

Quais alimentos devem ser evitados?

Os carboidratos ricos em amido e farinhas processadas, como pão, macarrão, arroz e batatas são metabolizados pelo organismo para produzir grandes quantidades de glicose, entretanto nas dietas low carb são eliminados esses alimentos da base alimentar.

Quais alimentos são recomendados?

Os alimentos saudáveis, naturais e não processados, são a base da alimentação. Nesta categoria encontramos, a carne, peixe, ovos e laticínios, incluindo manteiga e creme de leite.

Quanto de carboidrato deve consumir ao dia?

A quantidade de carboidratos irá variar entre os indivíduos de acordo com o estilo de vida.

A dieta Low Carb pode ser adequada para pessoas com diabetes tipo 1?

A dieta low carb é uma opção viável para as pessoas com DM tipo 1, quando combinado com um regime de insulina flexível e contagem de carboidratos.

Conclusão

A adoção ou não de Low Carb deve ser sempre acompanhada por um Nutricionista que reforce, junto ao paciente, quais são as estratégias disponíveis e qual é a mais adequada para cada caso, reforçando que Low Carb não é a retirada total dos carboidratos da alimentação.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *