canela para diabeticos

A canela é uma especiaria obtida de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum, família Lauraceae, e em grego significa “madeira doce”.

Desde a Antiguidade, vem sendo usada para fabricação de óleos voláteis, e a casca da madeira, como especiaria. As primeiras propriedades relatadas são sua ação antioxidante, seus efeitos antidiabéticos e ações antimicrobiana e antifúngica.

Segundo uma metanálise de 10 estudos, envolvendo 543 pacientes diabéticos tipo 2: 6 estudos com capsula ou pó de C. cassia; 1 estudo com C. cassia associada a zinco e cálcio; 1 estudo com C. Aromaticum; e 2 estudos sem descrição da forma de uso da canela.

As doses utilizadas de canela foram entre 120 mg a 6 g/dia (extrato aquoso ou pó), por períodos que duraram entre 4 e 18 semanas. Houve redução significativa de glicemia em jejum, colesterol total, LDL, triglicerídeos e aumento de HDL comparado ao grupo controle, sem efeito significativo na hemoglobina glicada.

Os pesquisadores ainda compararam o efeito da canela com outras terapias: para o impacto na glicemia em jejum, compararam canela com metformina (redução de 24,59 e 58 mg/dl, respectivamente) e com sitagliptina (redução de 16 e 21 mg/dl, respectivamente); para o impacto na LDL-c, compararam com a estatina (redução de 9,4 e 50 mg/dl, respectivamente); e para o TG, compararam com fibrato (redução de 29,6 e 50 mg/dl, respectivamente).

O grupo apontou, ainda, que a cada estudo adicionado o impacto da canela na redução da hemoglobina glicada tornava-se menos evidente, enquanto para a glicemia em jejum tornava-se maior.

Entretanto, o uso da canela deve ser entendido como tratamento complementar porque a base da prevenção e do tratamento do diabetes está no estilo de vida (sono, dieta, exercício, estresse).

Como consumir a canela

Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre vitaminas, bolos, biscoitos, chá e também  fica muito bom sobre mingau de aveia, frutas ou salada de frutas.

Quantidade recomendada de canela

A quantidade de canela pode variar entre 3 e 6 gramas, o equivalente a uma colher de chá ao dia, mas é interessante consultar um nutricionista para adequar a porção de canela para consumir ao dia.

Contraindicações

O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, não é indicado para as gestantes, lactentes e bebês.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou mande um diretc no instagram ou envie um e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *