
As insulinas apresentam boa estabilidade e tem ação preservada, desde que devidamente conservadas, segundo as recomendações do fabricante.
Existem diferenças de conservação e de validade entre a insulina em uso e a lacrada, para que a potência e a estabilidade sejam mantidas. Deve-se anotar a data inicial de uso da insulina, a fim de acompanhar a validade, bem como verificar o aspecto da insulina antes de sua utilização.
Se você quiser dicas sobre os locais para aplicação de insulina, confira esse meu outro post.
Como armazenar a insulina na geladeira?
A insulina que você não está usando deve ficar na geladeira, mas para facilitar segue algumas dicas:
- Em geladeira, a insulina deve ser conservada entre 2 e 8o C; para isso, precisa ser armazenada nas prateleiras do meio, nas da parte inferior, ou na gaveta de verduras, longe das paredes. Evite colocar a insulina na porta, pois é o local onde há maior variação de temperatura e movimento.
- Não deve ser congelada; se isso acontecer, precisa ser descartada.
- Para evitar que a insulina caia da geladeira e quebre, armazene em potes dentro da geladeira.
- Quando sob refrigeração, a insulina em uso deve ser retirada da geladeira entre 15 e 30 minutos antes da aplicação, para evitar dor e irritação no local em que será injetada.
- Em deslocamentos, independentemente da forma e do tempo, a insulina sempre deve ser transportada em bagagem de mão.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou mande um direct no instagram ou envie um e-mail para [email protected]