Sumário

Autora

Mayara Camêlo

Compartilhar

Em 2022, chegou ao País um novo tipo de bomba, que combinada a um sensor para medir a glicose, pode evitar hipoglicemia e hiperglicemia de modo automatizado. A ciência corre para chegar mais perto de um pâncreas totalmente artificial, que dependa menos de ações humanas.

Acoplados na cintura ou até introjetados no corpo, os dispositivos miram uma injeção autônoma de insulina e controle mais preciso do açúcar no sangue. O custo elevado, porém, é um dos principais entraves.

Desenvolvida pela multinacional Medtronic, a bomba de insulina do Sistema Minimed 780G foi aprovada e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e chegou ao Brasil em 2022. Um dos diferenciais do 780G é que, além de corrigir a hipoglicemia, o algoritmo conectado ao dispositivo recebe uma meta de glicose para controlar a hiperglicemia, quando há nível alto de glicose no sangue.

O dispositivo fica acoplado na cintura e conectado à região abdominal por uma cânula, que entrega insulina ao longo do dia.

Segundo a Medtronic, o novo sensor e o transmissor enviam os dados via Bluetooth para a bomba e para o celular, permitindo acompanhar a glicemia e liberar a insulina. O modelo já é vendido na Europa.

Como funciona a Bomba de insulina com sensor de inteligência artificial

Ajusta automaticamente a administração de insulina e corrige os valores altos de forma permanente, a cada 5 minutos, conforme necessário.

1-Antecipa: Antecipa as necessidades de insulina. Ajusta a administração de insulina. Corrige automaticamente os valores altos enquanto ajuda a proteger dos baixos.

2-Ajusta- Ajusta automaticamente a administração de insulina às suas necessidades, até 288 vezes por dia.

3-Corrige- Corrige automaticamente os valores altos enquanto ajuda a evitar baixos

O sistema MiniMed™ 780G antecipa continuamente as necessidades de insulina, ajusta a administração de insulina e corrige automaticamente os altos enquanto ajuda a proteger dos baixos.

Correções e ajustes automáticos para que se possa focar na sua vida e não nos seus níveis de glicose.

Dúvidas sobre MiniMed™ 780G

1-A quem se recomenda esta bomba de insulina?

O sistema MiniMed™ 780G está aprovado para pessoas com diabetes tipo 1 com idade igual ou superior a 7 anos.

2-O que torna o sistema MiniMed™ 780G tão especial?

O sistema MiniMed™ 780G ajusta automaticamente a administração de insulina às suas necessidades, para uma forma mais fácil de estabilizar os níveis de glicose. Dispõe de um nível avançado de automatização para a gestão da diabetes, conhecido como tecnologia SmartGuard™. Se os seus níveis de glicose estiverem altos, dá-lhe mais insulina. Se os seus níveis estiverem baixos, dá-lhe menos ou nenhuma insulina.

3-Esta bomba é a prova de água?

 Está protegida contra os efeitos da submersão a uma profundidade de até 3,6 metros durante até 24 horas. Apesar de ter sido concebida para ser à prova de água, as quedas e os impactos que ocorrem ao longo do tempo poderão torná-la mais vulnerável a danos derivados da água. Recomendamos que remova a sua bomba antes de nadar ou tomar banho. O sensor e o transmissor são resistentes à água até 2,4 metros durante até 30 minutos.

Se você quiser saber mais de como funcionar as bombas de insulinas confiram este artigo.

Por fim, você ficou com dúvidas? Gostaria de compartilhar alguma de suas experiências? Use os comentários abaixo para continuarmos a conversa ou envie um e-mail para contato@mayaracamelo.com