Sumário

Autora

Mayara Camêlo

Compartilhar

Quando alguém na família descobre ter diabetes é preciso que todos que estão ao redor aprendam a lidar com as necessidades que aparecem, porque o resultado de um bom controle não depende somente da pessoa que tem diabetes, mas principalmente do cuidador que irá estimular a adesão ao tratamento, mudar hábitos de alimentação e prática de atividade física.

O tratamento da diabetes está relacionado com a qualidade da alimentação, e é nesse momento que entra o trabalho do nutricionista. As mudanças podem parecer complexas no início, mas trazem ótimos resultados para a saúde e qualidade de vida, principalmente quando o plano alimentar é seguido de forma correta.

O diabético precisa saber como o alimento interage com as insulinas e/ou medicamentos orais, então o nutricionista pode ensinar como contar carboidratos, assim o diabético saberá a quantidade de insulina e/ ou medicamento necessário em cada refeição e além disso entender sobre a porção do alimento.

Então segue as 3 dúvidas mais frequentes no meu consultório em relação ao plano alimentar para diabéticos:

1-Todo diabético deve seguir o mesmo plano alimentar?

2 As carnes, ovos e queijos não contêm açúcar. Podem, então, ser consumidos à vontade?

3 Quais frutas os pacientes com diabetes podem consumir?

Fatos

1-O consumo de quantidades adequadas de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais é necessário para o bom funcionamento do organismo.

Estas quantidades, conhecidas como necessidades nutricionais, variam de pessoa para pessoa em função da idade, peso, altura, sexo e atividade física, assim como durante a gravidez e a amamentação.

Assim, não existe um plano alimentar padrão para um diabético. A ingestão de cada nutriente deve ser individualizada, baseada na avaliação nutricional, perfil metabólico, peso e objetivos.

2-Carnes, ovos e queijos não contêm açúcar, mas possuem proteínas que, em excesso, também alteram a glicemia. Somente uma avaliação nutricional por um Nutricionista capacitado será capaz de determinar as quantidades ideais para cada pessoa.

3-Todas as frutas podem ser consumidas, não existe fruta proibida. No entanto, não podemos consumi-la a vontade, pois também aumentam a glicemia.

Outra dica importante é preferir comer a fruta ao invés de tomar o suco.

Dica da Nutri:

Uma das coisas que você descobrirá é que o nutricionista é flexível com relação aos alimentos, e o plano alimentar que você recebe na consulta deve levar em consideração suas preferencias, assim como o fato de que as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras são diferentes para cada indivíduo.

Então, não esqueça que a chave do tratamento do diabetes é o planejamento alimentar, com objetivo de controlar o peso e níveis de glicose, mas sempre com a orientação de um profissional. Procure um nutricionista!

Se você tiver mais dúvidas sobre o consumo de frutas veja esse meu outro texto.